Como meditar de forma simples e eficaz

A primeira coisa que eu faço de manhã é meditar. É algo que aprendi recentemente.
Não sou grande guru disso. Aliás, não sou grande guru de nada mas essa coisa da meditação, que eu comecei a aprender, comecei a aplicar na minha vida é interessante.
Existem vários tipos de meditação mas eu não conheço quase nenhum. Só a que eu aprendi a fazer. Uma que eu acho que é muito poderosa, muito forte e que faz sentido para mim.
Eu sento-me (convém que seja em algo com encosto para as costas, que me permita manter as costas eretas) e, simplesmente, fico em silêncio. Coloco o som de um sino suave  e fico em silêncio.
Quando eu fico em silêncio é interessante. É aquele momento em que a minha mente começa a pular, de um lado para o outro, como um macaco. Os budistas chamam a esse estado da mente de “macaco bêbedo”.
De repente, a mente começa a acalmar, a acalmar. A ideia é simplesmente acalmar a sua mente, os seus pensamentos, fica nesse estado. Ou seja, não tem nenhum segredo, não tem que se fugir, não tem que viajar.
Todas as grandes religiões falam de meditação. O cristianismo, o budismo, as grandes religiões do mundo falam muito de meditação como um meio para pararmos e ficarmos só com nós mesmos.
Hoje em dia, não temos tempo. Não tiramos tempo para nós. A meditação é um tempo que nós temos para nós. Bastam cinco minutos.
Eu imagino um céu azul e os pensamentos como nuvens . Reconheço que chegam mas deixo-as passar. Deixo-as passar. Vão para um lado, vão para o outro.
Tente tranquilamente, cada vez mais, esvaziar a mente, esvaziar aos pouquinhos.
Eu não acredito que a gente fique com a mente completamente vazia. Nem sei se isso é possível mas acho que nem é esse o propósito. Julgo que é simplesmente conseguir acalmar, viver no momento de agora, o momento agora, o momento presente.
Nós, seres humanos – diferentes dos cães, que estão sempre e unicamente a viver o momento presente – choramos o passado e ficamos a tentar inventar o futuro. Temos muita dificuldade em viver o momento presente. A meditação é muito poderosa pois ajuda-nos a viver e entender o momento presente. Esquecemos tudo o resto, deixamos passar aqueles pensamentos e vivemos o momento.
A meditação é a primeira coisa que eu faço quando acordo e ajuda-me também a controlar as minhas emoções ao longo do dia. Porque as nossas emoções são como um barco em alto mar. Vão para um lado, vão para o outro. Onda para lá, onda para cá, vai para cima, vai para baixo… as suas emoções são assim. Até ao momento em que entendemos que temos a capacidade de controlá-las.
A partir desse momento, que estamos conscientes que conseguimos controlar as nossas emoções, todo o nosso dia é mais tranquilo.

FAVORITE SPARROW - RUA BELA VISTA SN 2735-184 SÃO MARCOS, CACÉM
E. hello@rafaelnacif.com - T. 911816420

Métodos de pagamento