O que acontece quando digo "sim" a tudo?

Já se apercebeu que, muitas vezes, temos dificuldade em dizer “não” a algumas pessoas?
Eu tenho um amigo, no Brasil, muito querido e muito bem sucedido financeiramente que tem um enorme problema. Ele não consegue dizer “não” às pessoas.
Por ser tão boa pessoa, toda a gente quer almoçar com ele, jantar com ele, convidá-lo a fazer negócios, partilhar novas ideias… e o que é que acontece? Ele aceita estar com toda a gente, permanentemente. A agenda dele está sempre preenchida. Ele anda de um lado para o outro, o tempo inteiro.
O problema é que na vida nós não conseguimos apenas dizer “sim”. Quando dizemos “sim” a toda a gente, acabamos por dizer “não” a tudo o resto. Quando decidimos alocar parte do nosso tempo para fazer uma coisa, estamos a dizer “não” a tudo o resto.
Então, quando decidimos dizer “sim” ao trabalho a tempo inteiro, quando decidimos dizer “sim” aos almoços de negócios, constantemente, quando dizemos “sim” a trabalhar 24 horas por dia, sete dias por semana, não ter férias…, nós estamos a dizer “não” a outras pessoas. E, muitas vezes, dizemos “não” às pessoas que mais amamos: as nossas famílias, os nossos companheiros, os nossos
filhos.
Não é? Porquê? Porque a gente acha que eles vão entender.
A realidade é que nós temos que fazer escolhas. Quando dizemos “sim” a toda a gente, estamos a dizer “não” a tudo o resto.
A pergunta que lhe faço é a seguinte:
– Quem são as pessoas que realmente importam na sua vida? E o que está a dizer-lhes? Às vezes, não com palavras mas com os seus atos.
“Sim” ou “Não”?

FAVORITE SPARROW - RUA BELA VISTA SN 2735-184 SÃO MARCOS, CACÉM
E. hello@rafaelnacif.com - T. 911816420

Métodos de pagamento