Faço-lhe cinco perguntas: Quem é que ganhou os Jogos Olímpicos nos últimos cinco anos, nos 200 metros crawl? Quem marcou mais golos no Campeonato de Futebol Português nos últimos dez anos? Quem foi o Nobel da Paz nos últimos três anos? Quem ganhou o Óscar de Melhor Ator nos últimos cinco anos? Quem são os dez homens mais ricos do mundo?… Sabe responder-me a estas perguntas recorrendo apenas à sua memória?
Talvez seja um pouco difícil responder de imediato, embora me esteja a referir a pessoas que conquistaram primeiros lugares, que conquistaram o pódio. São pessoas que conquistaram grandes feitos. Ainda assim, provavelmente tem muita dificuldade em responder. Sabe porquê?
Porque o que faz a diferença na nossa vida são as pessoas. Aquelas que nos são próximas.
Se eu lhe perguntar o nome de uma professora que o marcou, o nome de um amigo que o ajudou num momento difícil, o nome de alguém que lhe deu uma palavra amiga… consegue responder de imediato, com mais facilidade? Tenho a certeza que sim. Sabe porquê?
Os grande títulos, as grandes medalhas, o dinheiro, tudo isso é passageiro. Vai lembrar-se é das pessoas que realmente marcaram a sua vida. E se também quer ser lembrado por alguém faça a diferença na vida das pessoas.
O maior propósito na vida é poder tocar a vida das outras pessoas. Que possamos espalhar alegria.
Se quer fazer a diferença na vida das pessoas Seja a diferença.