Passei e Gostei

Ter a oportunidade de entrevistar pessoas que realmente admiramos é um verdadeiro privilégio. Como sabem, decidi entrevistar figuras conhecidas estrageiras que optaram por viver no nosso país. A minha escolha teve por base o seu real contributo para a cultura e economia de Portugal. No caso de Rafael Nacif, conhecido empresário brasileiro, nunca pensei que a simples pergunta: “Porque gosta de Portugal e dos portugueses”, me levasse numa viagem extraordinária que está a mudar profundamente a minha vida.

Para além de um percurso de vida incrível, ser detentor de várias empresas em Portugal – nomeadamente, a Patagora e a Brave Generation – Rafael Nacif sempre apoiou o empreendedorismo português com um entusiasmo e entrega absolutamente notáveis.
Falar de Rafael Nacif apenas como empresário é absolutamente redutor. Este maravilhoso Ser Humano fundou a Associação Anna e Sophia, organização que procura quebrar a indiferença perante o sofrimento dos mais desfavorecidos; participa em inúmeras iniciativas de cariz humanitário por todo o mundo e é também conhecido do grande público português por ser amante do desporto e atleta de triatlo, transformando a sua participação nas provas numa forma de angariar fundos para ajudar quem mais necessita.

Com uma cultura, experiência e história de vida riquíssimas, partilho a conversa que tive com Rafael Nacif, que tanto enobrece o nosso país.
Sobre a vinda para Portugal
RN: A minha vinda para Portugal nada teve que ver com negócios. Uns amigos falaram-me de Cascais com tal encantamento que tive que vir conhecer.
Embora tenha nascido em Belo Horizonte, no Brasil, já tinha vivido no Havai, Canadá e Suíça mas a verdade é que, após aquela visita, percebi que era em Portugal, em Cascais, que me sentia em casa.
Sobre a relação com os portugueses
RN: A minha relação com os portugueses é excelente. Sempre me permitiram desenvolver as minhas atividades, quer como Investidor, Empresário; Coach e Palestrante Motivacional; Atleta e Dinamizador de Causas Humanitárias. Acima de tudo, valorizam e respeitam o que faço.
É uma relação de entrega e de troca de experiências, conhecimento e afetos. Sinto-me útil e grato aos portugueses.
O que melhor define a minha forma de estar no mundo não são os negócio mas aquilo que considero ser a minha missão na vida, o meu propósito. Não consigo mudar o mundo, mas posso ajudar a mudar as condições em que muitas pessoas vivem. A minha parte nessa mudança é criar empresas que sejam socialmente responsáveis e ajudar as pessoas a voltarem a acreditar que têm valor e que podem alcançar grandes feitos na vida.
Sobre gostar de viver em Portugal

RN: É verdade que já vivi em muitos outros países considerados mais ricos, mais organizados e desenvolvidos mas vejo Portugal como um país incomparável na qualidade de vida.
O conforto de falar a minha língua materna também é um fator muito importante para o meu bem-estar.
Já viajei muito por muitos sitios e posso assegurar que Portugal tem escolas com um nível que me faz sentir grato por existirem e pelo facto das minhas filhas poderem frequentá-las.
A temperatura do país é fantástica. Depois de ter vivido em países muito frios ou muito quentes, poder usufruir das quatro estações de forma muito harmoniosa é ótimo.
Acordo todos os dias às cinco da manhã para exercitar corpo e mente perante um maravilhoso nascer do sol.

Sobre planos para o futuro em Portugal

RN: Neste momento estou muito focado na minha atividade como Human and Business Development Coach e Palestrante Motivacional. Considero-a muito mais que uma atividade, encaro-a como uma missão. Uma missão que me realiza e me faz sentir muito feliz. Uma missão que começa a dar os seus frutos e a tocar vidas de forma muito concreta.
Não vivo a pensar no ontem ou no amanhã. A única coisa que é garantida para todos nós é o hoje, o agora. O que faço é, dentro desses minutos, ajudar a que as pessoas encontrem o seu propósito na vida e sejam mais felizes.

Assisti a duas palestras de Rafael Nacif. Marcaram-me profundamente, a vários níveis. O impacto foi tão grande na minha vida que partilho convosco os seus ensinamentos e reflexões  que, diariamente, partilha de forma generosa e genuina através do seu site e das redes sociais Youtube, Linkedin, Facebook e Twitter .

http://rafaelnacif.com/
https://www.youtube.com/user/rnacif
https://www.facebook.com/ranacif/
https://www.linkedin.com/in/rafael-nacif-06146b1/

Muito obrigada Rafael Nacif.

FAVORITE SPARROW - RUA BELA VISTA SN 2735-184 SÃO MARCOS, CACÉM
E. hello@rafaelnacif.com - T. 911816420

Métodos de pagamento