Eu descobri a fórmula da infelicidade. Se descobrires a fórmula da infelicidade talvez consigas ser feliz.
A fórmula é muito simples. Nós somos condicionados pela sociedade a pensar que a felicidade se recebe em troca da aquisição de algo. Por exemplo, se comprarmos o novo telemóvel seremos felizes; se comprávamos um carro novo seremos felizes…
Há dez anos quererias comprar algumas coisas. Provavelmente compraste algumas dessas coisas ou até todas. Alcançaste a felicidade por causa disso? Não. Não é por causa disso que a pessoa alcança felicidade.
Considero a fórmula da infelicidade muito real, só que é contrária aos ensinamentos do nosso mundo, que considera que a fórmula da felicidade está no consumo. Esta é a maior ilusão que o ser humano tem.
A felicidade está dentro de nós. Nós temos só que entender isso. Se entendemos que a felicidade mora dentro de nós e que nós temos tudo o que é necessário para sermos felizes, então não iremos colocar a responsabilidade da nossa felicidade na aquisição de um bem qualquer.
Nenhum bem no mundo tem a capacidade de nos fazer felizes. Mas isso não significa que não tenhamos coisas. Só que essas coisas servem para fazer a nossa vida mais confortável, para nos dar prazer, para nos permitirem trabalhar.
No entanto, não podemos atribuir a um novo telemóvel ou uma nova casa, por exemplo, a nossa fonte de felicidade. Não são e nunca vão ser a fonte da nossa felicidade.
Nunca a sociedade teve tantas coisas como atualmente. As nossas casas são maiores, há muita roupa e muito barata, podemos comprar muitas coisas muito baratas.
Nós temos e acumulamos muitas coisas mas nunca vivemos numa sociedade com gente tão depressivo, com pessoas com
necessidades tão claras de aceitação – primeiro, a aceitação a si próprio e depois aceitação da sociedade, dos outros.
Ninguém e nada neste mundo tem a capacidade de nos fazer felizes, só nós mesmos.
Então, “se nós tivermos 100 likes no Facebook nós seremos felizes”;”se nós colocarmos uma foto bonita no Instagram nós seremos felizes”; “se eu comprar isso, se eu alcançar aquilo, eu serei feliz”. Esta é a fórmula da infelicidade.
Podes até alcançar essas coisas mas isso não vai fazer-te feliz.